Stellarium: Comandos Básicos
Neste artigo, faremos uma viagem pela interface do Stellarium, aprendendo os comandos mais básicos e primários desta poderosa ferramenta. No canto inferior e mais à esquerda de nossa tela está a barra de status, ela exibe sua localização atual e horário local. Colocando o mouse sobre esta barra, ela se move para cima, e aparece a barra de ferramentas, que nos fornece controles rápidos da janela de visualização do programa.
Antes de falar sobre os botões, vamos entender como se movimentar pela tela e pelo céu. Com as setas cursores do teclado você pode navegar pela paisagem de forma intuitiva, seguindo a direção de cada seta. Se clicar com o mouse e arrastar, a visualização da tela seguirá o seu movimento, o scroll do mouse promove um zoom no mapa, as teclas Page Up e Page Down também apresentam esta função.
O Stellarium, como a maioria dos programas, dispõe de inúmeros atalhos que podem ser acessados via teclas ou combinações de teclas. Por exemplo, se você usar a combinação ctrl + q, vai sair do software, caso esteja no Windows.
Os botões na barra de ferramentas principal abaixo à esquerda, ativam diferentes efeitos visuais que poderão ser mostrados na sua tela. Alguns efeitos são apenas artísticos, mas outros são de grande utilidade, neste artigo, vamos entender um a um o que faz cada botão.
Os botões dessa barra começando mais à esquerda são:
Número um, constelações, ele desenha as constelações unindo as estrelas como linhas, o atalho para este botão é a letra c.
Número dois, rótulo das constelações, ele mostra o nome de cada constelação no céu, e o atalho para essa função é a letra v.
O botão três, figura das constelações, cria um esboço artístico das constelações, embora muito bonito visualmente, e útil para uma pequena explanação sobre constelações, polui muito a tela e dificulta a visualização. o atalho para essa função é a letra r.
Botão quatro, grade Equatorial, desenha as linhas de grade para o sistema Equatorial. Um sistema de coordenadas celestes que utiliza ascensão reta e declinação, que funciona mais ou menos como latitude e longitude, aqui da terra. A tecla de atalho para essa função é a letra e.
O quinto botão, grade azimutal, desenha as linhas de grade para o sistema azimutal, que utiliza altura e azimute, que são outro tipo de coordenadas celestes. A tecla de atalho é a letra z.
O sexto botão, superfície, exibe ou retira o desenho do solo. Você pode usar essa função para ver as constelações que estão abaixo do Horizonte. A tecla de atalho é g.
O botão número sete, atmosfera, exibe ou retira os efeitos atmosféricos. Usar essa função durante o dia, deixa as estrelas mais visíveis, a tecla de atalho é a letra a.
Botão número oito, pontos cardeais. Exibe ou oculta as marcações dos pontos cardeais, Norte, Sul, Leste e Oeste, a tecla de atalho é q.
O botão nove, objetos do céu profundo ou Deep Sky, exibe a posição de objetos como Nebulosas, aglomerados e galáxias. A tecla de atalho é a letra d.
O décimo botão, mostra a posição dos planetas no céu. A tecla de atalho é p
Botão número onze, alternar entre os tipos de montagem, equatorial ou azimutal. Informa o software qual o tipo de montagem o seu telescópio está usando, a tecla de atalho é ctrl + m.
O botão número 12, centrar no objeto selecionado, traz o objeto que você deseja visualizar em destaque de qualquer ponto da tela para o centro da tela, para que ela seja afetiva você deve clicar em cima do objeto com o mouse e em seguida acionar o botão, ou usar o atalho, que é a barra de espaço.
Botão número 13, modo de visualização noturna, esse modo aplica um filtro vermelho a tela, o que reduz a interferência da luminosidade na dilatação da pupila dos olhos que estão adaptados ao escuro, a tecla de atalho é ctrl + n.
O botão número 14 é o modo de tela cheia, ele preenche toda a tela do computador com o Stellarium, esse modo é melhor utilizado combinado com o modo noturno, coloque o celular em tela cheia para diminuir os brilhos do canto da tela, a tecla de atalho é F11.
Botão número 15, exibir exoplanetas, exibe a posição dos exoplanetas no céu, a tecla de atalho é ctrl + alt + e.
Botão número 16, chuva de meteoros, exibe as chuvas de meteoros, a tecla de atalho é ctrl + shift + m..
O botão 17 é a janela de pesquisa para chuva de meteoros, exibe uma caixa de diálogo para pesquisar as chuvas de meteoros, a tecla de atalho é crtl + alt + m.
Botão 18, exibe a posição dos satélites que estão passando no céu naquele momento, o atalho são as teclas crtl + z.
O próximo conjunto de botões, executam funções complementares relacionadas a velocidade com que o céu se movimenta. O primeiro deles faz o tempo passar mais devagar, e o seu atalho é a tecla j. O segundo faz o céu se movimentar na velocidade normal, a tecla de atalho é k. O próximo botão mostra como os astros estão posicionados no céu, no exato horário do seu computador, a tecla de atalho é o número 8, e o último do bloco faz o tempo passar mais rápido, a tecla de atalho é L.
O último botão é a tecla de sair do Stelarium, cujo atalho já mencionado antes, são as teclas ctrl + q.