NASA divulga imagens de misterioso buraco em Marte
A NASA divulgou imagens de um profundo e enigmático abismo em Marte, que se destacou também por suas dimensões impressionantes. As fotos foram capturadas em 24 de janeiro de 2021 pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) e revelam, com grande nível de detalhe, uma cratera de 180 metros de diâmetro, atualmente sendo investigada pelos cientistas da agência.
A pesquisa da NASA sugere que o buraco pode ter sido formado por uma rede de túneis criados pela passagem rápida de magma. Essa hipótese é baseada em comparações com um fenômeno semelhante observado na Terra, no Parque Nacional dos Vulcões, no Havaí.
Na imagem acima, o buraco é apresentado em uma visualização “normal”, como seria visto a olho nu, e ao lado há uma versão usando a tecnologia HiRISE do MRO. Essa tecnologia permite ajustar os níveis de brilho dos pixels capturados dentro do abismo, oferecendo uma visão mais detalhada de sua estrutura.
Através dessa segunda imagem, os cientistas notaram o que parece ser areia mais fina perto do fundo, com declives que se dirigem para o sudeste do abismo. Isso reforça a teoria de que o buraco pode fazer parte de uma rede subterrânea de túneis.
Essa não é a primeira vez que a NASA detecta um buraco desse tipo em Marte, e há tempos os cientistas investigam a possibilidade de uma rede de túneis formados por magma. O avanço dessa pesquisa pode vir com o uso de uma tecnologia cada vez mais comum nas casas: drones.
A NASA já anunciou que está desenvolvendo drones para explorar Marte, e esses dispositivos serão ideais para investigar abismos que as sondas, como a Mars Rover, não conseguiriam acessar.