Bananas produzem Antimatéria
Tudo no mundo é composto de elementos (lembra da tabela periódica?) feitos de átomos. Alguns átomos instáveis decaem e emitem “radiação”, partículas subatômicas como elétrons, partículas alfa, nêutrons ou ondas eletromagnéticas (raios gama). Essa radiação pode quebrar moléculas e causar danos em biomoléculas importantes como proteínas e DNA, levando a doenças como o câncer. A exposição à radiação depende da natureza e quantidade do elemento radioativo, assim como ocorre com toxinas químicas.
O potássio (K) encontrado nas bananas, é um elemento amplamente encontrado com uma fração muito pequena de seus átomos, cerca de 0,012%, sendo radioativo. Esses átomos de K-40 decaem espontaneamente, liberando elétrons (radiação beta) e também raios gama. Ambos são capazes de causar danos aos tecidos. No entanto, o K-40 não é muito radioativo, tendo uma meia-vida de 1,3 bilhão de anos, um grama de Potássio produz 30,65 desintegrações por segundo.
A energia da radiação gama emitida pelo potássio-40 é suficientemente alta (1,5 MeV) para gerar pares pósitrons/elétrons. E em 0,001% dos eventos, ele pode gerar pósitrons, ou seja, antimatéria.